top of page
  • Foto do escritorDra. Simone M. Zambroni

Cuidados ao preparar a comida: higiene


Quando pensamos em oferecer comida a um bebê ou uma criança, muitas dúvidas e opiniões surgem: o que dar? Pode bater e centrifugar ou só amassar? Por qual comida começar? Qual o melhor horário? Tenho um texto sobre a importância da introdução alimentar e algumas dicas, clique aqui para ler!

.

Mas hoje vamos falar sobre outro assunto: você já pensou em COMO preparar a comida? Quais os cuidados são necessários?

.

Seja qual for o alimento que tenha escolhido por começar, o primeiro cuidado deve ser com a HIGIENE.

A falta de higiene resulta na contaminação dos alimentos, seja pela presença de cabelo, produtos químicos, larvas ou de microrganismos, os pequenos seres invisíveis a olho nu.

Os bebês e crianças quando em contato com alimentos contaminados são mais suscetíveis a terem diarreia, que somada a perda de líquidos, vômitos e falta de apetite pode levar a consequências negativas para o estado nutricional, como perda de peso, e até mesmo a mortalidade em casos severos.

Como evitar tudo isso?

Por meio de práticas adequadas de higiene que garantem que quando os alimentos forem preparados e oferecidos como recomendado não causarão danos às crianças pequenas.

Você sabe higienizar corretamente os alimentos?

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Separe as partes do alimento

  2. Lave em água corrente para tirar o excesso de sujeira, aquela que você enxerga!

  3. Deixe de molho no hipoclorito de sódio para eliminar os microrganismos, que você não enxerga, mas estão lá. Leia as recomendações da embalagem.

  4. Enxágue em água corrente.

  5. Escorra para secar bem. Não use panos de prato para não contaminar de novo!

  6. Use o alimento: sirva ou prepare.

Confira abaixo algumas outras dicas:

  • Água: ferver a água antes de preparar a mamadeira. A água é um dos principais meios de contaminação se não for de um local seguro.

  • Higiene pessoal: lave bem as mãos antes de preparar, cortar e oferecer o alimento a criança. Você sabia que quando vai ao banheiro e não lava as mãos, a quantidade de microrganismos dobra? A lavagem das mãos é uma das melhores formas para evitar a contaminação dos alimentos por micróbios patogênicos.

  • Utensílios de alimentação: mamadeiras, bicos de mamadeiras, copos, colheres e pratos devem ser desmontados antes de serem lavados e esterilizados, pois acumulam microrganismos. É importante deixar uma esponja exclusiva para esses utensílios, assim o risco de contaminação cruzada diminui.

E ai, gostaram das dicas? Deixem seus comentário e compartilhe!


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page